Assina a petição em defesa da nossa horta.

sábado, 30 de julho de 2011

A Horta Comunitária da Damaia Foi Atacada - Parece que Foi Estilo PREC

Poke | Spectrum

Na praceta Luis Verney na Damaia há décadas que nada se passava. Foram construídos uns prédios, que acabaram por fechar a praceta quase totalmente deixando no centro um edifício da antiga escola primária - um barracão pré fabricado. Um barracão e muito mato que depressa se transformou em matagal de ervas daninhas.
Há 6 meses sensivelmente um grupo de moradores decidiu pôr mãos à obra e limpou uma parte considerável do terreno e iniciou a plantação de produtos agrícolas. Como amadores nas artes hortelãs foram aprendendo o que e como fazer, foram despertando a curiosidade em mais vizinhos e foram elaborando algumas actividades a bem daquela praceta e das zonas envolventes, com especial incidência em actividades para a miudagem.
Anunciavam os hortelões um evento para amanhã, sábado 30 de Julho - um pic-nic sem Tony Carreira mas como início de uma nova fase na obra da Horta Comunitária da Damaia.
A Câmara da Amadora que deixou décadas a praceta ao abandono decidiu participar na festa da melhor maneira que arranjou, decidiu destruir o pavilhão que lá havia e que era o local onde se guardava a logística da Horta. E qual a razão para tal feito? Parece que era para mostrar "Aquilo é um espaço municipal e isto não é o PREC"(sic).
Como no caso da ES.COL.A logo a autarquia arranjou um projecto fantástico para a zona, provavelmente para a “moda não pegar”.
Não sei se o melhor é pedir à Raquel do 5 dias para ir explicar ao Sr. Vereador Gabriel Alexandre Lorena de Oliveira (PS - responsável pelo pelouro da Área do Planeamento e Gestão de Comunicações, Transportes, Trânsito e Toponímia; Áreas de Obras Municipais; Produção e Manutenção da Rede Viária; Mobiliário Urbano e Publicidade; Espaços Verdes; Iluminação Pública; Saneamento Básico; Área da Gestão Urbanística) o que foi o PREC e que o objectivo do mesmo não era necessariamente Hortas Comunitárias. Ou se será melhor este Sr. ir amanhã visitar o pic-nic que se vai continuar a realizar, pode ser que aprenda alguma coisa.
Uma coisa é certa a Horta continua de pé porque os vizinhos se opuseram à destruição das áreas plantadas e conhecendo bem os hortelões envolvidos a coisa não ficará por aqui. A horta vai ser uma realidade e na Praceta Luis Verney!
E pode ser que nas próximas eleições o Sr. Gabriel Oliveira tenha o PREC que merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário