Assina a petição em defesa da nossa horta.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Iniciativa de Transição em Telheiras

Como tornar um bairro mais ecologico?
Como viver com a natureza na cidade?
Como iniciar a transição do meu bairro?
Se eu moro em telheiras e não quero mudar de bairro ou cidade, mas quero viver num local mais verde, mais integrado com a natureza, mais ecologico, começo por procurar nas associações locais quais destas me podem ajudar a atingir o meu objectivo.
Recentemente, a ART foi contactada no intuito de saber quais as iniciativas ecologicas e “verdes” que se estavam a desenvolver no bairro.
Deste contacto nasceu a Transição em Telheiras, a partir de dois residentes do bairro que tinham tirado o Curso de Permacultura (Permaculutre Design Course) e que procuravam agir de acordo com os conceitos que tinham acabado de adquirir.
A Iniciativa de Transição em Telheiras (ITT) está a dar os primeiros passos, sendo um departamento da ART, estando já a por em acção alguns projectos que nasceram em pouco tempo.
A partir da observação (muitas vezes o olhar pela janela é suficiente para fazermos essa observação) várias ideias começaram a ser discutidas, assim como acções já abordadas pela ART no passado voltaram a ser colocadas em cima da mesa.
Das várias ideias, das várias conversas e das observações de cada um começam a surgir os primeiros projectos, as primeiras iniciativas a por em prática, as acções que em conjunto tomamos como necessárias.
E quais são as primeiras iniciativas em projecto?
- Horta comunitária, uma horta organizada pela ART, mais especificamente pela ITT, em que todos podem participar e colaborar.
- Mercado Biológico, um mercado á imagem de vários outros mercados de rua onde se pretende que sejam “trocados” produtos biológicos.
- Transição na Cidade, é o projecto de várias conferencias onde se irão abordar os temas da Transição, da Permacultura, da Sustentabilidade, da Energia e do “Pico do Petróleo“.
Tudo está a começar e os passos ainda são pequenos e locais.
Com tempo a iniciativa irá crescer sempre num registo experimental e de partilha, tendo consciencia que, já amanhã, tudo pode mudar, as pessoas podem mudar, nós podemos mudar, e que…
…Telheiras vai mudar.http://ecotelheiras.wordpress.com/inicio-de-uma-iniciativa/

Sem comentários:

Enviar um comentário