Assina a petição em defesa da nossa horta.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Propriedades do Poejo


Nome científico: Mentha pulegium
Nomes populares: poejo, menta selvagem, erva de São Lourenço
Origem
Originário da Eurásia é uma espécie de menta muita difundida na Europa. Alguns povos da Antigüidade usavam o poejo para confeccionar coroas empregadas em cerimônias religiosas. Os antigos chineses também já faziam referências a suas virtudes calmantes e antiespasmódicas.
Características
Planta vivaz, perene, de 30 a 50 cm de altura, com talos erguidos ou prostrados, folhas pequeninas, verde escuras. Flores brancas, lilases ou radas. A planta desprende um aroma adocicado, agradável. Gosta de solo úmido, exposto ao sol ou meia sombra.
Parte utilizada
Folhas, talos e flores.
Utilização
O poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e anti-séptico. Isso devido a seu óleo essencial e taninos, além da carvona, pulegona e mentol.
Medicinal
Planta utilizada para aliviar azia, fraqueza estomacal, enjôos, má digestão, flatulências, cólicas abdominais, nervosismo, fermentação e inflamação intestinal, insônia, irregularidades menstruais, tosses catarrais. É um excelente coadjuvante para estados gripais. Infusão é feita na proporção de 2 colheres de sopa para um litro de água fervente, tomar 3 xícaras por dia. A ingestão da planta também é indicada no combate a vermes intestinais. Um escalda pés de poejo também é excelente para alívio da gripe e resfriados.
Caseira
Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma saches e potpourris.
Cosmética
O poejo presta-se a um delicioso banho estimulante. Ferva 100 g de folha em 2 litros de água por 10 minutos. Coe e dissolva duas colheres de sal grosso. Acrescente à banheira.
Culinária
Chás refrescantes de verão e também usado nos molhos de mentas para acompanhar carnes de carneiro e ovelha.
Mágica
Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva da paz. Plantada perto da casa acaba com as brigas. Traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção.
Observação
Como as demais mentas, o poejo não deve ser consumido em grandes quantidades, pois a pulegona contida na planta pode exercer ação paralisante sobre o bulbo raquidiano.
Princípios Ativos
Seu princípio activo mais importante é o mentol.
Propriedades Medicinais
O chá de poejo é indicado para aliviar a tosse, coqueluche e catarro pulmonar. Também fortalece o sistema nervoso, regulariza a menstruação e combate a insônia, acidez no estômago, gases, enjôos, diarréias e fermentação intestinal

Sem comentários:

Enviar um comentário