Assina a petição em defesa da nossa horta.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

18 de Fev (Sáb) exibição do documentár​io "Pare, Escute, Olhe" e debate "Plano Nacional de Barragens!​Que Custos?Que Beneficios​?

Há um plano de construir 9 novas barragens em Portugal, sacrificando mais 9 rios, emparedando-os e apropriando-se dos mesmos, em prol de de reduzir a dependência energética externa do país.
As consequências da construção destas novas 9 barragens são várias desde, inquinar a água destes rios, destruir terrenos agrícolas e ecossistemas, destruir modos de viver das comunidades locais, não serem uma solução sustentável para o aumento do consumo energético de ano para ano (quantos mais rios teremos que emparedar (e quantos ainda podemos emparedar?) até, serem uma solução economicamente insustentável para a  energia total que podem produzir....
Os encargos totais a pagar por todos nós com a construção destas barragens chegará aos 15 mil milhões de euros.
Uma das barragens desse plano é a barragem no rio Tua. No caso da construção desta barragem terá ainda outras implicações como, "afogar" uma linha de comboio com 125 anos e com elevadíssimo potencial de desenvolvimento social e económico para as comunidades locais. Recentemente a Icosmos/Unesco lançou um relatório em que afirma "a construção da barragem no rio Tua significaria um impacto muito grande na Região do Alto Douro Património Mundial que implicaria a perda do VEU (Valor Excepcional Universal) e sérias ameaças à sua autenticidade e integridade".
Para alguns há que construir barragens a todo o custo para "animar a economia do país". Para outros a apropriação e exploração de recursos, a destruição de modos de viver de comunidades, aumentando os lucros de alguns e hipotecando o futuro de outros não pode ser concretizado a todo o custo.
No próximo dia 18 de Fevereiro (Sábado) o 2aoQuadrado Bar (Rua João de Deus nº 70, 2710-579, perto da estação de comboio de Sintra) irá exibir o documentário "Pare, Escute, Olhe" de Jorge Pelicano (às 16h). Em seguida haverá um debate com o tema "Plano Nacional de Barragens. Que Custos? Que Benefícios" com a presença de Pedro Ventura (arqueólogo, consultor da UNESCO entre 2000 e 2009 e actualmente vereador substituto da CDU na Câmara Municipal de Sintra), Rosa Silva (Jornalista e assistente de realização do Filme "Pare, escute e olhe") e Tiago Carvalho (Eng. do Ambiente e investigador na área da estética da paisagem).
Aparece!
http://gaia.org.pt/node/16214

Sem comentários:

Enviar um comentário