Assina a petição em defesa da nossa horta.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Rede das Hortas pela Diversidade

A Rede das Hortas pela Diversidade nasce no seio da Campanha Europeia pelas Sementes Livres, como o seu braço prático.
Para além do importante trabalho de sensibilização da população para a questão da privatização das sementes e das formas de vida e do lóbi junto de governos e organismos internacionais, a luta do movimento europeu pela libertação das sementes também tem que ser travada no campo, recuperando a prática milenar de preservar e trocar sementes.
Por esse motivo a Campanha propõe ligar em rede todas as hortas que promovam princípios de preservação do ecossistema, da defesa das sementes tradicionais e da agrobiodiversidade e ainda a colaboração e solidariedade entre hortelões. As Hortas pela Diversidade propõem-se a trocar informação, sementes e conhecimentos entre hortas dentro e fora da rede, a organizar eventos e oficinas em torno das temáticas da alimentação, variedades tradicionais, gastronomia local, agrobiodiversidade e soberania alimentar e a ajudar a promover os princípios da Rede e os pedidos da Campanha pelas Sementes Livres.
CARTA DE PRINCÍPIOS DAS HORTAS PELA DIVERSIDADE
As Hortas signatárias comprometem-se a:
  1. promover o cultivo de comida sem OGM e sem sementes patenteadas e/ou híbridas;
  2. apoiar activamente a preservação, cultivo e troca de sementes, nomeadamente sementes tradicionais;
  3. aumentar a biodiversidade no ecossistema onde a horta se insere;
  4. promover processos de participação transparentes no funcionamento das hortas e o envolvimento da população local;
  5. divulgar a Campanha pelas Sementes Livres e os seus materiais, organizar oficinas, trocas de sementes ou outras iniciativas dentro da temática;
  6. produzir comida nutritiva e apropriada, proporcionando a potencial redução das despesas familiares com alimentos frescos sãos;
  7. aumentar a fertilidade dos solos;
  8. promover o sentimento de comunidade entre as pessoas que participam em hortas através do desenvolvimento de actividades nas hortas desta Rede.
 Para aderir envia um email para mailto:sementeslivres%40gaia.org.pt,

Ver as hortas que já aderiram

Sem comentários:

Enviar um comentário